9 de maio de 2010

Rio Restaurant Week 2010 - para comer muito











De 10 a 23 de maio

Em sua segunda edição na cidade do Rio, o Rio Restaurante Week propõe menus atrativos a um preço fixo de R$27,50 + 1 para o almoço e de R$ 39,00 + 1 para o jantar, por pessoa. Este um real é destinado à fundação Crescer e Viver situada no Rio mesmo. Nos menus estão inclusos entrada, prato principal e sobremesa.

Esta edição do Rio Restaurante Week contará com 90 restaurantes espalhados pela cidade. Entre eles eu destaco 00, Deck, Manekineko, Meza Bar, Sawasdee e Zazá Bistrô. Mas cuidado, muitos deles apesar de funcionarem tanto ao dia como a noite, o menu do evento é apenas oferecido para o almoço ou jantar, por isso vale a pena dar uma passada no site antes para evitar surpresas e para verificar toda a listagem de restaurantes. Este ano a novidade são sugestões de harmonização dos menus com os diversos tipos da cerveja Devassa e com os vinhos da Viña Casablanca.

O Restaurant Week nasceu há 18 anos em Nova York e desde então, acontece em mais de 100 cidades ao redor do mundo. No Brasil, foi grande sucesso em cidades como São Paulo, Brasília e Recife. No Rio não foi diferente a primeira edição do evento na cidade movimentou 100 mil pessoas.Com cada vez mais novidades e restaurantes a segunda edição promete agitar ainda mais.

A maratona gastronômica começa no dia 10 de maio e termina só no dia 23 de maio, são duas semanas de muita comilança. Então Bom Apetite à todos.

8 de maio de 2010

Manekineko - novidades em forma de sushi










Também no Casa Shopping, Cobal Humaitá e Itanhangá
Tel.: 2540-7461 ou 2540-7424

Um dos meus japoneses favoritos no Rio! Com um cardápio de novidades mutante, o Manekineko se destaca pela inovação e criatividade dos seus pratos, seja na apresentação reinventada dos pratos clássicos e modernos ou na mistura de ingredientes inusitados proporcionando sabores únicos.

O Manekineko é um restaurante para quem quer fugir do tédio, com um cardápio de novidades que é lançado a cada 3 meses pela equipe, o que não vai faltar são novas opções de prato. Mas o clássicos não são deixados de lado, acho o Yakisoba, um dos melhores que já comi nos últimos tempos e o Temaki de Atum é muito bem feito, atum bem fresco e escuro, alga crocante e o Teriaki na consistência perfeita.

Entre meus pratos favoritos estão o moderno, mas já clássico do restaurante, Monte Fuji, o Roast Beef de Salmão, o Sashimi com Salada Verde, além do Yakisoba de Carne, como já disse, e o Mix Duo Fish.



Os drinks, eu diria que merecem um destaque também, afinal poucos restaurantes japoneses tem drinks realmente bons além do Sake. A criatividade também está presente aqui, frozens sempre impecáveis para as meninas e para os homens Caipi’s inusitadas com Absoluts de sabor como a Caipizen ou Limão Siciliano com Gengibre.

No coração gastronômico do Leblon, decoração contemporânea e minimalista, com uma proposta diferente e cardápio diversificado levaram o Manekineko ao sucesso que tem hoje.  Mas nem tudo é perfeito, não gostei com o que fizeram com o subsolo do restaurante, transformaram um lugar reservado, para caber mais pessoas com cadeiras baixas em relação as mesas e decoração pobre.

A origem do significado do manekineko é de uma antiga lenda. Há muitos anos um casal de negociantes de tecidos a beira da falência, lamentavam do fraco movimento. Um dia ao fechar a loja o casal se deparou, no seu caminho de casa, com um gatinho muito doente. Então resolveram acolhe-lo e cuidá-lo. Quando o gatinho se recuperou, em retribuição ao afeto ele ficava em frente à loja e com a patinha ele chamava as pessoas que passavam na rua a entrarem. Assim, a loja voltou a ficar cheia e os donos enriqueceram.
Grande parte dos japoneses tem o manekineko em sua casa ou comercio. Ele traz a todos sorte e prosperidade.O CAZA’ não podia ficar de fora dessa, então ai vai nosso pequenino manekineko.


2 de maio de 2010

Playlist Maio - Wolfgang Amadeus Phoenix


A radio CAZA’ vai apresentar todo mês uma playlist nova, sempre acompanhada de um post com comentários sobre as musicas, os artistas e os CDs. Estreando esta coluna, a playlist do mês de maio será toda dedicada ao ultimo CD do Phoenix, o Wolfgang Amadeus Phoenix.


O Phoenix é uma banda de rock alternativo de Versailles na França. Fundada, na decada de 90, por Thomas Mars, Deck D'Arcy, Christian Mazzalai e Laurent Brancowitz, o Phoenix surgiu na mesma cena cultural que produziu no mesmo período bandas como Air e Daft Punk.

Desde de sua criação o Phoenix lançou 4 álbuns de estúdio. O United em 2000, o Alphabetical em 2004, o It's Never Been Like That em 2006 e o Wolfgang Amadeus Phoenix em 2009.

O quarto álbum da banda foi lançado em 25 de maio de 2009, e no final do ano foi indicado e ganhou o Grammy na categoria de Melhor Álbum de Musica Alternativa. O álbum inova incorporando o uso de sintetizadores, seguindo a onda do synthpop europeu, procurando misturar o rock alternativo com batidas e sons mais comuns na musica eletrônica. O álbum contém 12 singles e já possui outro álbum apenas com remixes.


Track List do Wolfgang Amadeus Phoenix:

"Lisztomania" - 4:01
"1901" - 3:13
"Fences" - 3:43
"Love Like a Sunset Pt.1"
"Love Like a Sunset Pt.2"
"Lasso" - 2:47
"Rome" - 4:37
"Countdown" - 3:55
"Girlfriend" - 3:24
"Armistice" - 3:04

O álbum realmente é muito bom, merecedor de um Grammy, gosto de todas musicas umas mais outras menos, lógico(coloquei na ordem da minha preferência na playist). Com rock leve e batida eletrônica o álbum agradou meus ouvidos e espero que agrade o de vocês.